quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Os verdadeiros culpados da crise

Com 2013 chega a crise. Até aqui a não foi mais que uma manobra de markting mal organizada.. todos falavam sobre ela, mas eram só alguns que a sentiam na pele.
O pior é que todos conhecemos os culpados e convivemos com eles diariamente, eles não são só os andam em carrões, fumam charuto e jogam golfe no Algarve. Todos nós os conhecem embora não seja fácil alcançar a culpa que possam ter.

Vou enumerar:
  • os que não exercem o seu direito de voto mas que se queixam de uma classe politica que não os tira do buraco. Contestação contínua, mas "perder" 5 minutos num acto eleitoral é desperdício de tempo. 
  • os beneficiários dos subsídios mínimos, e outros que tais, que enganam e burlam o estado para obter mais do que é justo, sorvendo os recursos que fazem falta noutras áreas da sociedade.
  • os que fogem aos impostos, sejam pequenas ou grandes fugas todas elas contribuem para empobrecimento do país, conduzindo a mais aumentos de impostos. Exigir a factura e pagar o respectivo imposto em todos os bens e serviços que se compram em Portugal seria um passo tremendo no sentido de baixar impostos.
  • os cerca de 100 deputados excedentários que parecem só lá estar a aplaudir ou a apupar dependendo da cor do orador e não do seu discurso. Só aumentam o ruído!
  • os 5 ou 6 últimos governos que foram incapazes de atempadamente tomar medidas para evitar o buraco em que nos enfiámos, diria mesmo que são eles os coveiros do país seja pela sua inacção perante o abismo, seja pelas escolhas erradas e gastos desnecessários.
  • os agentes de justiça que fazem arrastar os trâmites legais descredibilizando o sistema e promovendo o acto ilícito.
  • .....hummm, a lista é muito extensa e é transversal à sociedade portuguesa...
    vou abreviar:
  • todos aqueles que quando um amigo ou familiar assume que escapa aos seus deveres e responsabilidades, ao em vez de lhe apontar o dedo incriminador lhe dão palmadinhas nas costas e perguntam como podem fazer igual.
Não quero uma sociedade de delatores, mas urge mudar as mentalidades para o bem de todos. Faz falta uma remodelação de alto a baixo.

Senhor Gaspar, permita-me discordar, mas este não me parece ser o melhor povo do mundo!!

3 comentários:

lxs disse...

Adito à tua lista os boys do governo...jovens recém licenciados nomeados acessores e especialistas (não se sabe bem em quê!) que auferem em média 3000 Euros mensais...

http://www.rtp.pt/play/p814/e94729/sexta-as-9

G_ticopei disse...

Bem verdade caro Filipe, bem verdade...De facto Portugal tem os maiores "Xicos Espertos" do mundo...

Serenata disse...

Concordo contigo, em cada item, é bem verdade, só olhamos para os grandes e esquecemos que nós como povo temos uma quota parte bem grande também, concordo que é preciso mudanças, mudanças de mentalidade, de principios, mas tenho dúvidas se chegamos lá...

Related Posts with Thumbnails