segunda-feira, 23 de junho de 2008

Conhece o EV1?


O EV1 da General Motors (GM)foi o primeiro carro eléctrico a ser construído em série...

Apesar do seu sucesso poucos são os que conhecem a sua breve história. Em produção entre 1996 e 1999 foram construídos 1117 unidades, com grande sucesso junto dos clientes, devido ao baixo custo de manutenção e à ausência de emissões poluentes. As suas características não representavam grande entrave ao seu sucesso: Dos 0 aos 100km/h em 9 segundos, velocidade máxima limitada a 130Km/h (120km/h máximo legal na maioria dos países), autonomia 260Km (não fazemos mais que isto nos trajectos diários).

Então o que se passou? A GM, após longa batalha judicial no estado da Califórnia, chamou a si todos os EV1 no fim do contrato leasing. O último EV1 nas mãos de privados foi recolhido em Agosto de 2003, em Dezembro do mesmo ano eram destruídos os 78 últimos veículos. Sobram apenas cerca de 40 unidades que foram "generosamente" oferecidas, pela GM, a universidades e museus, mas não sem antes lhes serem removidas a unidade de controlo e as baterias.


Algumas das universidades que reactivaram os seus veículos "sofrem" agora com processos devido a terem violado termos do acordo de cedência com a GM.
Dez anos depois, não existe no mercado nenhum veículo com capacidades semelhantes totalmente eléctrico como EV1. E, alvitro eu, não por falta de consumidores desejosos (veja-se o sucesso do Toyota Prius) mas sim por questões de lucro rápido e fácil e de lobbys com raízes nalgum poço de petróleo.

Saber mais:
Existe um documentário que ainda não vi, mas que, segundo o que li, ilustra bem a história do EV1, a saber: "Who killed the electric car?" - Chris Paine, 2006
Blog: Rosa dos Ventos
WikiLink (em Inglês)
EV1 Club

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails