segunda-feira, 6 de julho de 2009

Madeira

Mais uma rapidinha, isto é, viagem...
Tudo começa com a ideia "temos de ir a qualquer lado na próxima semana." Pegando na ideia antes que arrefecesse, fomos directos a uma agência de Viagens e daí a 4 dias estávamos num avião da Transportadora Aérea Portuguesa. Ao chegar ao aeroporto da Madeira "panicámos" durante 3 minutos porque as nossas bagagens não apareceram no tapete, afinal o problema foi do handling madeirense para o qual as nossas mochilas são "odd sized baggage".
Primeira coisa depois de esclarecido o mínimo extravio da bagagem, alugar um veículo automóvel. Queríamos liberdade de movimentos e rapidez, porque as férias iam ser relâmpago! Solução: o mágnifico Fiat Punto Multijet com transmissão reforçada para as íngremes estradas madeirenses.
Um pé fora do aeroporto, queixo no chão... Tudo limpinho, tudo arranjadinho, tudo verdinho... Tudo tão pouco Portugalinho! (mais um "...inho" e fecho a janela do blog)


O dia ainda estava no início, as malas estavam já no quarto do hotel e o depósito do carro estava cheio. Atiramos um dedo para o centro do mapa e lemos "Pico do Arieiro", roda a chave e começa a subir. Ao aproximar-mo-nos do topo e ao contornar cada curva, mais uma paisagem de tirar o fôlego. Já lá em cima metemos pernas ao caminho, trilhos pedestres de revelar vertigens que se pensavam inexistentes.

Depois da caminhada, descer até ao Funchal para um banho reabilitador de forma a jantarmos já relaxados pareceu-nos boa ideia. Assim o fizemos para degustar uma bela espetada em pau de loureiro, cara, ainda assim boa! (atenção às armadilhas para turistas "/ )

Segundo dia raiou bem cedo, para nos encontrarmos com uns amigaços "feitos" na net num espaço de 3 dias... Os porreiraços puseram nas nossas mãos as suas bichinhas (leia-se bikes) adaptadas milimetricamente aos nossos corpos! OBRIGADO!! Quando vierem ao continente não esperem tratamento menor! Como se não bastasse acompanharam-nos por trilhos fantásticos. E tudo isto em troca de uns simples ovos moles.

O resto da tarde serviu para ir até à praia onde não se via areia, apenas seixos erodidos pelas ondas ao longo dos anos, para desgosto dos meus pés.

Segunda noite em busca de movimento, encontramos o festival de peixe-espada-preto em Camara de Lobos. Oportunidade para provar a poncha!

Novo dia, novo objectivo: volta à ilha. Partimos em direcção à Casa do Rabaçal para visitar as levadas. Pernas e pés fatigados puseram-se ao caminho, primeiro para o Risco depois para as 25 Fontes. Os percursos pedestres surpreendem a cada passo, levando a imaginação a esperar pelo aparecimento de um qualquer habitante da Terra Média (Tolkien terá andado por aqui?). Nos estreitos trilhos cruza-mo-nos com caminheiros, muitos e de diversas origens. Uma autentica peregrinação recompensadora, não só pelo objectivo em si, mas em grande parte pelo caminho até esse objectivo.

De volta ao Punto, rumamos a Santana para ver as típicas e reconhecidas casas madeirenses. As duas. Ao que parece as únicas duas na ilha. Com a que existe no Portugal dos Pequeninos devem ser 3 em todo o mundo! - num local em que tudo é em pról do turismo, será que ainda ninguém pensou rentabilizar estas casinhas que são ex-líbris da Madeira? - Lá tirei a foto, mas com cuidados redobrados no enquadramento, não fosse eu apanhar o anexo do vizinho!

De regresso ao Funchal com os cartões de memória quase no limite e depois de jantar no shopping (fica muito mais em conta!) demos um pulo ao Funchal Jazz onde vimos a Vânia Fernandes e depois Richard Galliano com Tangaria Quartet, ambas as actuações a surpreenderem.

Último dia. Apanhámos o teleférico até ao Monte, demos uma voltinha pelos jardins e dentro dum cesto sobre ripas de madeira "atiraram-nos" pelo monte abaixo... è giro, mas não se compara à emoção dos single-tracks percorridos dois dias antes!
Almoço leve numa esplanada no centro do Funchal. Fomos em direcção ao aeroporto mas antes, e como havia algum tempo, gastamo-lo no aquaparque, entre tubos, escorregas e muita água. Como bónus, um escaldão!

14 comentários:

S* disse...

Contado assim, parece ter corrido muito bem. E as imagens estão fantásticas.

YellowPuzz disse...

S*
Correu bem sim... pena ter sido tudo a correr. mas acho que rentabilizamos bem o nosso tempo. Quanto ás fotos, há muitas e muito boas! "D

Satine disse...

uaaaaaaaaaaau!! INVEJA!!

Rosie disse...

ohhh, tambem gostava de ai estar!
sortudo! :P

Pepita Chocolate disse...

Grandes férias, sim, senhor!

E olha eu, aqui, cheia de inveja!

As fotos estão bem giras.

Beijoca!

Anjo De Cor disse...

Belas fotos ;)
Era escusado o bonus....

Bjs e bom fds*

A Menina Wow disse...

Eu também quero umas férias assim :( cheias de aventura, e rapidez para aproveitar tudo muito bem aproveitadinho :(

Não me levas-te contigo.

-.-' Lol.

Beijo*

taos disse...

boas fotos mesmo! quem foi esse fantástico fotógrafo ? :P

pedro.

LP disse...

Só há duas casitas dessas na Madeira!! Wou!

Tempos bem passados, ao que parece! :)

Beijinhos

GR disse...

Olha quem cá esteve! Então e bolo do caco, provaste? Milho frito? Espada com banana? Pudim de maracujá? Brisa? Coral?

: )

YellowPuzz disse...

provei bolo do caco, banana, vitela no espeto de loureiro, biscoitos de mel, banana seca, poncha...

mas o melhor foram mesmo as brisas, acho que fiquei fã!

Sérgio disse...

Boas.
Ainda bem que gostaste das férias na Madeira.
Já agora só uma pequena correcção: existem mais do que 2 casas típicas em Santana,algumas delas ainda habitadas.
O que acontece é as que viste são as mais visitadas, por se localizarem no centro e servirem de ilustração a muitos postais.

Abraço

Um amigo de Santana

YellowPuzz disse...

Bem vindo Sérgio,

Numa próxima visita vou procurar as outras! :) mas continuo a achar que sendo imagem da marca Madeira, deveriam estar mais expostas. passou-me mesmo pela cabeça um género de aldeia turística/museu vivo com actividades, eventos, restaurante, bar... mas eu sou um pouco megalómano e isso também destrói e distrai do que realmente interessa.

Sérgio disse...

Puzz,
o que interessa é que te divertiste e gostaste, mesmo que só tenhas visto duas casas.(lol)
Quem sabe se para a próxima não damos umas voltas de bike aqui por Santana!
Abraço

PS
Parabéns pelo blog

Related Posts with Thumbnails