segunda-feira, 2 de março de 2009

É bom falar

É bom falar, mesmo que a conversa não leve o sentido que queremos. Falar sobre tudo e sobre nada, trocar conhecimentos e experiências. Perguntar coisas que nos interessam pouco, mas que sabemos que o interlocutor precisa de partilhar. Por vezes nem é preciso falar, basta ouvir, apenas pontuando as frases do outro para não perder o diálogo por troca com o monólogo. Este fim de semana foi farto em conversas sem grande interesse mas que de alguma forma mudaram coisas. Não mudaram sentimentos, mas estruturaram formas de pensar e fundamentaram pontos de vista. É incrível como tantas pessoas passam por situações semelhantes às nossas, e pessoas que estão perto de nós, que por egoísmo ou distracção nem reparamos, ou se reparamos, não nos queremos envolver para evitar sofrimento! Agora reparo, é-me mais fácil escrever na primeira pessoa do plural, sinto o aconchego da companhia. Preciso de mais "nós" para poder continuar a escrever, mas também preciso de escrever mais "eu" e menos "nós". Fica a nota mental, pode ser que eu mude, ou já comecei a mudar... "estás diferente" foi o que me disseram... e eu, tremi!

7 comentários:

Anónimo disse...

E por isto que eu gosto tanto do "mundo bloggueiro"...cada vez descubro mais e mais blogs que me alegram os olhos, o teu foi um desses:)e este post...adorei e concordei plenamente!

GR disse...

Concordo contigo: é bom falar, faz bem à alma, pode fazer-nos descobrir facetas de nós que nem sequer sonhávamos que existiam, bem como ajudar a cimentar relações- de maior ou menos intensidade e a descobrirmo-nos acompanhados naquelas aflições que não poucas vezes julgamos serem apenas nossas (e tantas outras coisas).
Infelizmente, nem sempre os interlocutores que temos estão virados para uma boa conversa ou para uma que tenha um mínimo de conteúdo e isso, para mim, é difícil, muito difícil.
Até tenho uma teoria: que os homens são melhores a fazer small talk do que as mulheres.

:)

im disse...

É bem verdade o "Nós" conforta, faz-NOS sentir menos sozinhos...mas o Eu não significa egoismo...e levamos a vida toda a tentar conciliar estas duas palavrinhas...à procura de um equilibrio!

beijos

S* disse...

Concordo em absoluto Puzz.

É bom amar, é bom lutar pelo "nós". Mas antes disso, é preciso amar o "Eu", é preciso estarmos de bem connosco.

Pepita Chocolate disse...

este teu post, anda a balançar entre o "eu e o nós". Haver sempre um "eu" tem de g«haver; mas o facto de existir um "nós" não precisa necessariamnete de apagar o "Eu".
Confuso? Talvez!

Bjs

Rosie disse...

concordo!

Anjo De Cor disse...

É verdade, o "nós" faz-nos sentir que não fomos os únicos... que não foi uma maldição, que há muita gente que passou ou estar a passar pelo mesmo ... sei que geralmente temos tendência a fechar-nos nos nossos eu's e esquecer que os outros tb tem algo a dizer ...
Mas não podemos deixar que os outros nos imponham a maneira de eles verem as coisas, o EU acima de tudo, cada um traça o seu caminho... na vida não temos direito a duplos que andem por nós nos caminhos menos bons.. ;)
Bjs**

Related Posts with Thumbnails