quarta-feira, 12 de outubro de 2011

o que é a cultura...

cultura é experiência.
Ir a um espectáculo é cultura, porque nos permite experimentar coisas diferentes. Ir a um museu é cultura independentemente de conhecermos ou não os artistas e as correntes artísticas. Cinema é cultura, seja um filme "chato" francês ou um filme pro-Americano de acção de milhões em efeitos especiais. Caminhar na rua é cultura! Estar num jardim é cultura! Falar é talvez a forma mais comum de absorver cultura (mesmo que seja falar da vida da vizinha ou falar dos temas das revistas cor de rosa). Até ver os reality shows da TVI é cultura!... no fundo a cultura vem da pessoa, a pessoa tem de se abrir ao mundo com um olhar critico, mas receptivo. tem de procurar saber mais, não apenas o que lhe é mostrado. Ir e fazer coisas é cultura!

Toda a arte é Cultura, mas nem toda a cultura é Arte...

Post agendado

2 comentários:

Serenata disse...

Olá,
Discordo de alguns pontos, não vejo em que pode contribuir para a minha cultura falar da vizinha ou ver os reality shows ou (acrescento)as dezenas de novelas, pelo contrário, penso que nada aprendemos de útil, cultura é tentar conhecer e aprender além daquilo que nos rodeia, além fronteiras, ter um minimo conhecimento, sim porque pode ser um imenso conhecimento, não só de artes, culturas, países, linguas, mas de tudo o mais que nos possa enriquecer, aquilo que não contribui para nosso ernriquecimento pode ser dispensado.
Mas claro isto é o meu ponto de vista :)
Bjito

YellowPuzz disse...

Concordo contigo e aparentemente não aprendemos nada de útil. Mas a mais rudimentar aprendizagem baseia-se no mimetismo, imitar o que vemos, assim por muito que se queira ou não, somos formados (ou deformados) por tudo o que nos entra pelos olhos dentro. Em situações futuras da nossa vida baseamos as nossas decisões nas nossas experiências vividas ou que nos foram transmitidas oralmente.
O meu (ou teu) comportamento isolado pode não ser cultura, mas se esse comportamento for repetido por alguns passa a ser cultura.

ps: não tenho formação nenhuma nesta área isto é só a minha humilde opinião...

beijito!

Related Posts with Thumbnails