segunda-feira, 22 de abril de 2013

workshop Lu Jong


Ainda estou a digerir toda a informação que sobre mim se abateu hoje... e desde já agradeço a  tarde bem passada ao promotor, à instrutora e aos colegas de tapete.

Embora não consiga esconder algum cepticismo que ainda sinto, esta foi uma experiência que vou guardar e se possível, repetir. Certamente este cepticismo é uma limitação minha à mistura com alguma ignorância.
Acredito nos benefícios do movimento do corpo e do equilíbrio biológico, que o bem estar físico está directamente relacionado com o bem estar mental e vice-versa. Acredito que estas técnicas desenvolvidas ao longo de milénios, por um sem número de pessoas extremamente dedicadas tem efeitos benéficos no nosso bem estar e saúde. O que tenho mais dificuldade de aceitar é a parte mística embora a aceite como mnemónica para executar e atingir os objectivos de cada exercício e até para melhorar a execução de cada praticante.
Ficou cá um bichinho e com mais algumas incursões nestas práticas as dúvidas podem dissipar-se.
Acima de tudo senti-me diferente ao sair deste workshop, mais calmo, mais centrado... talvez a palavra certa seja "tranquilo"..
O workshop teve uma parte teórica introdutória (bem ligeirinha) e uma parte prática: aquecimento, movimentos dos 5 elementos, massagens dos 5 elementos e meditação.
Os exercícios são bastante simples e praticáveis por qualquer pessoa, podendo mesmo ser adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

Alguns links interessantes para saber melhor do que estou a falar:
Lu Jong
Tulku Lobsang
analuisataboada.com


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails